Retrofit
Um retrofit de máquina universal de ensaio ou prensa para concreto é a atualização do sistema em que os recursos e a funcionalidade da máquina desatualizada e/ou quebrada são aprimorados ao combiná-los com indicadores avançados e componentes de substituição. Um retrofit de sistema é geralmente executado em máquinas de ensaio de tração, de compressão, de torção, de dobra, e em prensas para concreto.
Muitas vezes, os usuários descobrem que seu sistema de teste de materiais não é mais capaz de atender aos requisitos de ensaios, seja porque não possui recursos devido a idade ou simplesmente porque um componente caro parou de funcionar. A maioria dos usuários, sem saber da oportunidade de modernizar seu sistema existente, começará a busca por um novo equipamento.
As modernizações são realizadas em máquina universal de ensaio por várias razões, desde a necessidade de servo controle de loop fechado totalmente automático ou aquisição de dados baseados em PC até a simples substituição de relógios comparadores existentes por indicadores digitais para facilitar o uso e obter resultados de testes mais precisos.
Em um ambiente em que novos padrões e requisitos de teste são constantemente lançados, os indicadores digitais mais antigos que vieram com a compra inicial do sistema podem não ter os recursos necessários para executar os cálculos necessários. Nesses casos, a adaptação de um dos indicadores digitais avançados fornecidos pela SIMMETRO no lugar de um indicador mais antigo pode aprimorar os recursos do sistema para obter novos cálculos desejados.
Benefícios da atualização de um sistema existente
Custo
Ao atualizar um sistema existente, pode-se encontrar uma economia significativa de custos em comparação com a compra de um novo sistema de teste universal. Ao atualizar um sistema existente com um novo indicador, controlador, célula de carga ou extensômetro, é possível manter o quadro de carga existente, expandindo os recursos do sistema por um custo-benefício altamente vantajoso.
Funcionalidades
Uma atualização de retrofit resultará em maior funcionalidade do sistema do usuário, flexibilidade adicional na variedade de resultados de testes e análises que o usuário pode executar e maior precisão do sistema de teste de materiais como um todo. Os tempos dos testes diminuirão significativamente, pois o usuário poderá armazenar os procedimentos de teste e obter as análises desejadas sem precisar realizar cálculos manualmente. Essa captura de dados simplificada também permite a criação fácil de relatórios de testes abrangentes, que atendem as normas de ensaio mais atuais como NBR 8522, ISSO 6892, NBR 5739, ASTM D638, ASTM D882.